O que é mais difícil, compor uma música universal onde inúmeros artistas obtenham sucesso ao interpretá-la, ou fazer uma versão de uma canção e tornar essa interpretação a definitiva?
Otis Redding conseguiu os dois em Otis Blue: Otis Redding Sings Soul , a tal canção universal é Respect que ficou famosa na voz da Aretha Franklin(para muitos a maior cantora de todos os tempos) , já a tal versão, na verdade são versões, que vão desde sucessos do soul de Sam Cooke, My Girl e até Satisfaction dos Stones.
As versões das músicas de Cooke são um caso a parte, no disco são ao todo três músicas, onde o destaque fica para a obra prima A Change is Gonna Come que no mínimo fica no mesmo nível que a original, a versão de My Girl é na minha opinião a definitiva, além do intocável trabalho vocal de Otis, a instrumentação está impecável principalmente nos metais. Satisfaction dos Rolling Stones ganha uma cara totalmente diferente da original, entretanto mantem o DNA rebelde e porque não rockeiro da versão de Jagger e Richards.
Algo a se destacar, é que Isaac Hayes além de ser um dos produtores do disco também toca piano, Hayes que é uma das maiores lendas da música negra norte-americana. Falando em lenda Otis Redding é uma dessas lendas que infelizmente morreu muito cedo, mas até hoje é lembrado, menos do que ele merece é verdade, mas o mundo nunca foi um lugar muito justo e na música não seria diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário