quarta-feira, 21 de março de 2012

1968 - The Beatles - White Album [7]



Confesso que estou meio receoso de escrever sobre os Beatles e principalmente sobre o White Album, por medo de ser injusto ou ignorante, sei lá... E por essa razão, farei algo diferente do que vem sendo feito neste blog e procurarei deixar o disco em segundo plano nesse texto. O que eu pretendo fazer é o seguinte, explicar um pouco a minha relação com os Beatles, durante toda minha vida.
Pra começar Beatles não é minha banda favorita e fica até um pouco longe desse posto, não que eu não goste da banda, veja bem... Apenas não é a BANDA da minha vida, sendo que durante algum tempo, eu simplesmente não gostava dos Beatles, isso não quer dizer que eu achava a banda ruim (confuso né?). O que acontecia de fato é que não sei se isso acontece com todos, mas existiu um tempo na minha vida onde eu queria ser o “rebeldão” sobre tudo e isso obviamente também se aplica a música, e os Beatles eram o centro dessa revolta, “por quê?” bem, acredito que pelo fato de ser uma banda unânime em muitas frentes, e isso meio que me incomodava, principalmente quando o quarteto de Liverpool sobressaia sobre minhas bandas preferidas em listas ou na preferência "popular".
Esse tempo passou e minha opinião mudou muito, o que eu devo principalmente a meus ídolos, ao fazerem covers, ao falarem dos Beatles com brilho nos olhos e ao sempre enaltecerem a banda como a maior de todos os tempos. Então fui procurar conhecer a discografia dos “Fab Four” e acabei me apaixonando pela fase pós Rubber Soul até Let It Be, sequência de discos essa, que considero uma das mais brilhantes de todos os tempos.  
O que eu to tentando dizer e provavelmente não deixei muito claro ainda é o seguinte: se você abrir seu coração para os Beatles como consequência será aberta uma porta para um mundo incrível, com músicas sensacionais, o que é notável, principalmente ao perceber o fato doquanto a banda era disfuncional (entro mais nesse assunto em outra oportunidade).
Apenas para falar um pouco do White Album, esse é um disco onde os Beatles já não eram mais uma banda de fato e sim quatro caras tocando junto, a dupla Lennon – Mccartney  existia apenas nos créditos dos discos, Harrison mostrava cada vez mais o gênio que era e mesmo assim tinha presença limitada nos trabalhos da banda e o Ringo, bem... o Ringo  provavelmente não conseguia mais contornar todas as situações de atrito da banda, todos esses elementos parecem perfeitos para um fracasso artístico, mas não, esse disco na minha opinião (totalmente baseada no aqui e agora)é o melhor de toda a carreira do quarteto. Esse disco contem boa parte das minhas músicas favoritas da banda como por exemplo, “While My Guitar Gently Weeps” melhor composição de George na banda, “Revolution  mas um lampejo da genialidade simplista de John, “Helter Skelter” que apesar do que dizem não é a primeira canção Heavy Metal da historia, mas mesmo assim encantou a muitos metaleiros até o mais ilustre deles o agora senhor Ozzy Osbourne, “Blackbird” a música que eu mais queria ver Bob Dylan tocar na minha vida e a minha favorita do disco “Happiness Is A Warm Gun composição típica de Lennon cheia de detalhes misteriosos e encantadores.
Apenas para finalizar, faça um favor para sua vida e vá gora mesmo escutar Beatles!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário